quinta-feira, 7 de Abril de 2011

Porque me sinto sempre cansado?

Muitas das pessoas que sofrem de depressão dizem sentir-se sempre cansadas. Mas este é um mal generalizado nas sociedades ocidentais e não apenas das pessoas que se dizem deprimidas. Por ventura até o facto de uma pessoa se sentir constantemente cansada e sem energia para as tarefas do dia-a-dia pode levar a que esta passe a sentir-se deprimida.
Existem no entanto 3 mitos bastante comuns sobre o cansaço e que se forem compreendidos podem melhorar em muito a forma como a pessoa se sente durante o dia. A saber:

Mito 1Se dormir mais horas sinto-me menos cansado: este é um dos maiores erros que as pessoas cometem. Simplesmente não é verdade que quanto mais você dorme menos cansado se vai sentir. Algumas pessoas precisam de apenas 4 horas por dia e sentem-se perfeitamente durante o dia. Acima de tudo o melhor é dormir por períodos múltiplos de 90 minutos. Portanto dormir 8,5 horas (510 minutos) é pior do que dormir 7,5 horas (450 minutos, 5 x 90 minutos).

Mito 2Dormir uma sesta faz com que me sinta menos cansado: isto não é sempre verdade. Tudo depende de como você dorme a sesta. Algumas pessoas fazem sestas demasiado longas e arruínam a sua rotina de sono, o que faz com que no fim se sintam ainda mais cansadas.

Mito 3Beber café faz com que me sinta menos cansado: este é um enorme e destrutivo mito pois o café faz com que se sinta mais energético durante um curto período de tempo mas não resolve a questão do cansaço no longo prazo. De facto, quanto mais beber café maior vai ser a quantidade necessária para que este faça algum efeito em si.

Agora que sabe estas 3 verdades poderá ter um maior controlo sobre o seu cansaço e optar por estratégias que o façam sentir melhor.

Mas atenção: nunca se esqueça que você têm o direito de se sentir cansado.

Sem comentários:

Enviar um comentário