quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sementes de Abóbora contra a depressão

Muitas pessoas procuram um tratamento natural contra a Depressão em substituição dos habituais fármacos anti-depressivos que estão tanto na moda. Isto porque se dão mal com anti-depressivos ou já recorreram a vários sem resultados satisfatórios ou ainda porque sempre escolheram um estilo de vida naturalista sem recurso a substâncias sintéticas.

Podemos encontrar muito artigos na internet sobre soluções naturais para a Depressão, uma dessas soluções é a ingestão de alimentos ricos em Triptófano, um aminoácido essencial para a produção de Serotonina, substância neurotransmissora cuja carência pode provocar Depressão, Irritabilidade, Tristeza, Insónia e Cansaço. O Triptófano intervém também na produção de Melatonina substância que interfere directamente com o sono.

Os alimentos que contém Triptófano em maior proporção são: o leite, o iogurte, o queijo, os ovos, a carne, o peixe, os cereais integrais, o chocolate, as sementes de sésamo, abóbora e girassol, e os legumes.

Também se pode encontrar Triptófano em cápsulas como o L-Triptófano e o 5-Hidroxitriptofano, mas neste caso é necessário recorrer à opinião de um médico especializado para estabelecer doses adequadas.


Sementes de Abóbora contra a Depressão

Em muitos países as sementes de abóbora são desperdiçadas e noutros são uma das principais fontes de energia para crianças e adultos, como são os casos da China e do Japão.
São um produto barato e das melhores sementes que se podem encontrar para a saúde do ser humano.

A melhor forma de consumir é deixando-as secar ao sol durante 2 a 3 dias. Na Ásia juntam-lhe sal ao processo de secagem e são vendidas como aperitivo consumido em todo e qualquer lugar, tal como se faz em Portugal.
O fruto interior é bastante saboroso e descascá-las pode ser bastante divertido.

As sementes de abóbora são ricas em Triptófano e óleos essenciais e além disso são um excelente anti-parasítico, expulsando lombrigas quando comidas em jejum.

Aqui ficam algumas das potencialidades destas sementes:

  • Têm propriedades analgésicas devido a conterem ácido salicílico (o mesmo das aspirinas).
  • Contém ómega 3 e 6 contribuindo para uma melhor circulação sanguínea e controlo do colesterol nocivo.
  • São uma grande ajuda para homens com problemas de próstata pois contém ácido cucúrbico com propriedades anti-inflamatórias.
  • Diminui os níveis de açúcar no sangue estimulando a segregação do pâncreas.
  • Ajudam o sistema respiratório a eliminar mucosidades.
  • São ricas em vitaminas A e E e portanto têm propriedade antioxidante.
  • Contém 30% de proteínas.
  • O Triptófano contido nas sementes de girassol ajuda a combater a ansiedade, o stress, a Depressão e as desordens mentais.
  • O Triptófano também regula o apetite e é uma importante ajuda nos tratamentos de obsidade, bulimia, ansiedade de comer e todos os problemas relacionados com estes temas.
Talvez por isso os Chineses e os Japoneses sejam pessoas mais calmas e reflexivas que os ocidentais.

Portanto se está deprimido não custa nada experimentar e até é saboroso, mas atenção: não coma em demasia…

2 comentários:

  1. Mas o Japão tem a 7a maior taxa de suicídio do mundo. O que adianta serem reflexivas, e se matarem depois? Prefiro não refletir nada.

    ResponderEliminar
  2. Jean, Nem todo suicídio é por causa da depressão. Nem toda depressão gera suicídio. Nada natural deve substituir os remédios e sim agregar na rotina do tratamento para assim, surtir uma melhora mais eficaz. Isso é reflexivo.

    ResponderEliminar